Home    |   Quem Somos   |   Como Comprar   |   Segurança   |   Entrega   |   Trocas e Devoluções     Depoimentos   |    Fale Conosco

Pranchas de Surf

Prancha de Surf 5.8 Softboard
Prancha de Surf 7.6 Softboard
Prancha de Surf 9.1 Softboard
Acessórios de Surf

Pranchas Stand Up SUP

Prancha SUP 10.0 Softboard
 

   

             

 


 
dicas e artigos stand up surf

Guia Básico do SUP



O Processo Natural de Adaptação do Stand Up Paddle:

Uma das coisas que mais me fascinou no SUP foi o processo de simbiose entre o homem e a prancha. No começo você se equilibra, depois de umas remadas, você esquece que está em cima de uma prancha. Automaticamente, o corpo aceita a nova situação (um chão móvel) e começa a tratar a prancha como uma extensão do corpo, não mais como um objeto estranho. Importantíssimo informar que SUPSURF, stand up paddle, não é um esporte de força, é um esporte de "jeito", ou seja, você inicia a prática e a natureza se encarrega de harmonizar o homem e a prancha. É muito interessante esse processo natural que existe entre o corpo e a prancha. Inconscientemente o corpo começa a se adaptar com a nova situação que é posta aos seus pés, e começa a interagir com a prancha, como se fosse a extensão de seu corpo.
 

Stand Up Paddle



Dicas para Todos os Tipos de Remada Stand Up Paddle:

1 - Equipamento de segurança - Aconselhamos para quem inicia o stand up paddle - supsurf a utilização de coletes de salva-vidas. Contudo, não são coletes comuns, pois os coletes conhecidos inibem a movimentação do praticante. Aconselhamos coletes mais finos, próprios para a prática de stand up paddle, pois visam apenas uma flutuação mínima necessária, não se tratando de equipamento de segurança para alto mar, ou para corredeiras.

2 - Cuidar da postura - O supsurf, stand up paddle, trabalha muito o centro de gravidade do praticante, o que é ótimo para coluna, ligamentos, musculatura abdominal. Contudo, importantíssimo permanecer com uma postura correta. O melhor é pegar umas aulinhas, para remar corretamente e aproveitar o melhor do condicionamento físico que este esporte pode proporcionar. Contudo, como aqui é uma coluna de dicas, seguem algumas sobre postura. Primeiramente, alinhe os seus pés paralelamente, lado a lado (como se você estivesse parado). Afaste-os quase na largura de seus ombros. Flexione levemente os joelhos. Quando fores remar, não incline o tronco para frente, apenas agache um pouco, levemente, e mantenha o tronco ereto, na vertical.

3 - Não reme cansado - O cansaço é uma constante para quem inicia o stand up paddle surf, supsurf. Com o tempo você poderá permacecer várias hora remando. Contudo, no início, recomenda-se que, aos primeiros sinais de cansaço, o praticante pare imediatamente de remar. Isso pode ser feito na própria prancha, diante da grande flutuação da prancha, que permite que você fique até deitado ou sentado na prancha. Mas o recomendável mesmo é que a parada seja efetuada fora da água.

4 - Aprenda técnicas de queda - Nunca caia, jogue-se! Procure não afundar muito em relevos ou profundidades desconhecidas. Certa vez, saltei da prancha pensando que não dava pé, mas a profundidade era, naquele local, 30 centímetros.

Diante de tais circunstâncias, algumas dicas: o seu centro de gravidade do praticante fica no umbigo, mantendo uma em relação a superficie da água, quando mais próximos esses dois pontos, mais equilibrado fica o praticante. Logo, quando perderes um pouco o equilíbrio, busque-o ficando agachado. Assim, se a queda for inevitável, o impacto será menor, pois o corpo estará quase na superfície da água.

5 - Reme em dias de pouco vento . - O vento atrapalha um pouco a prática do stand up paddle, principalmente para iniciantes, pois o nosso corpo serve como uma "vela", sendo que podemos ser empurrados pelo vento a direções indesejadas. Assim, na hora de planejar uma remada, é importantes atentar-se a tais detalhes.

6 - Reme em locais conhecidos e de água parada - Quem inicia não tem nenhuma noção de manobras e do comportamento da prancha. Dessa forma, a iniciação em água parada permite à pessoa a simbiose com a prancha de SUP. O SUP, stand up paddle, não é um esporte que exige força ou resistência do praticante, exige, sim, jeito, afinidade, entre o praticante e a prancha. O corpo responde instintivamente com a água, e com o passar do tempo, o praticante não presta mais atenção no equilíbrio, é uma questão de costume.

7 - Faça aulas para adiantar processos de conhecimento. - Aconselhamos que o praticante faça algumas aulas, pois a prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.

8 - Não remar sozinho. - Talvez a nossa melhor dica para iniciantes. Nunca reme sozinho. Procure sempre a companhia de um amigo. Além de mais aprazível, é mais seguro. Remadas em grupos maiores são muito legais.

 

Prancha SUP


Remadas em Lagos com Stand Up Paddle:

1 - Planeje o seu trajeto - É muito bom saber para onde se vai, quais os pontos de escape, descanso e de contatos. Isso torna o esporte mais seguro. Lembre-se, respeite a natureza e a água.

2 - Buscar um local no qual o praticante conheça a profundidade - Na prática do SUP, stand up paddle, podem ocorrer quedas. Por tais motivos, importante saber onde você vai cair. Infelizmente, existem lagos e rios com fundos irregulares. São árvores, vidros, lixo, enfim, vários objetos, geralmente, pequenos acidentes ecológicos, os quais comprometem a composição do fundo. Desse modo, o ideal é a iniciação em piscinas, açudes, ou locais com boa profundidade e profundidade de composição do findo conhecidas.
 

Pranchas



Remadas em rios com Stand Up Paddle:

1 - Muito cuidado com a corrente - Se você frear a prancha, não pense que ela vai parar, ela vai seguir a corrente. Isso pode causar acidentes, levando o praticante em direção a obstáculos indesejáveis.

2 - Evite com antecedência possíveis obstáculos - Apesar de a corrente de um rio ser muito lenta, ela possui uma força muito grande, sendo que se uma prancha de stand up paddle trancar em um obstáculo, a corrente poderá prensar o praticante ou até quebrar a prancha. Parece improvável, mais é mais comum do que se pensa.

3 - Não reme no meio do rio - Procure, sempre que possível, remar mais a margem do rio, não muito, pois a margem é um obstáculo. As embarcações constumam navegar na parte central do rio, sendo que quando verificada uma aproximação de embarcação estando mais na margem, é possível remar para a beira do rio, evitando colisões ou quedas.

4 - Cuidado ao passar por pontes - Algumas vezes é necessária a travessia de pontes. Por isso, tome cuidado com as embarcações. O ideal é aproximar-se do obstáculo com a frente da prancha contra a corrente, isso lhe permite ficar parado com mais facilidade, remando levemente pra frente, contra a correnteza. Verificado que não exitem embarcações ou trâfego, ultrapasse rapidamente a ponte.

5 - Utilize roupas com cores fortes - Essa técnica permite que você seja visto pelas embarcações. Aconselhamos coletes da cor laranja, pois chamam muito a atenção. Algumas embarcações alcançam velocidades altas, sendo que muitas vezes é possível que os condutores não enxeguem o praticante de stand up paddle.

6 - Navegue sempre pelas laterais dos rios - Navegue próximo a margem, nunca no meio do rio. As embarcações chegam rapidamente, e podem não ver você.

7 - Ondulações proveniente de embarcações - Ao passar por uma embarcação, vire a prancha transversalmente para cruzar as ondas geradas. Elas costumam derrubar os principiantes. Caso vocên não se sinta muito seguro, ajoelhe-se e espere a ondulação passar. Com o tempo a ondulação provocada pelas embarcações viram diversão.

 

 

Fonte: http://www.supsurf.com.br/stand-up-paddle-surf-dicas.php

 

 


 

 

 
 

  Institucional

- Quem Somos
- Política de Privacidade
 
 

  Dicas e Artigos

- Como Escolher a Prancha de Surf
- Vantagens das Pranchas Softboards
- Como Instalar as Quilhas
-
Guia Básico do Surf
- Guia Básico de Stand Up Paddle (SUP)
- Perguntas Frequentes
- Depoimentos
- Links de Surf
 

  Loja Virtual

- Como Comprar
- Segurança
- Entrega
- Trocas e Devoluções
 

 

 

Atendimento  ao Cliente

softboardbrasil@gmail.com
(51) 3507-1314 / (51) 99926-3030  

Seg. à Sex.: das 09:30 às 20:00h Sábados:      das 09:00 às 13:00h

Softboard Brasil                        CNPJ: 12.122.082/0001-26 
Depósito 01: Esteio/RS
Depósito 02: Florianópolis/SC

 

 

 

       

 

 

 

 

Softboard Brasil Pranchas de Surf p/ Iniciantes